sábado, 19 de setembro de 2009

O lúdico é uma das maneiras mais eficazes de envolver a criança, é a sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca. Segundo Santos (1998, p.49), as atividades lúdicas podem contribuir significativamente para o processo de construção do conhecimento da criança, tornando-se uma fonte de prazer e descoberta para a criança.
Neste sentido busco pesquisar e refletir sobre a importância e a necessidade do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças de educação infantil, pois esse é o aspecto predominante da infância.


Vygotsky (1998), diz que há uma estreita relação entre o desenvolvimento e o aprendizado, para ele é o aprendizado que desperta o processo interno de desenvolvimento.

O brincar é uma peça importantíssima na formação da personalidade, nos domínios da inteligência, na evolução do pensamento e de todas as funções mentais superiores, Froebel (Apud SANTOS, 2004, p. 114 e 115). Por isso transforma-se num meio viável para a construção do conhecimento, além de ser responsável pelo desenvolvimento físico, moral e cognitivo das crianças e pelo estabelecimento das relaões entre objetos culturais e a natureza.

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou aluna do 6º semestre do curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).