quarta-feira, 16 de setembro de 2009


Ao compreender a brincadeira e a diversidade como manifestações lúdicas importantes no processo educativo de crianças e adolescentes, o professor colabora com o repensar do próprio uso do tempo pelo aluno. O que seria considerado uma perda de tempo ou uma brincadeira fora de hora pode constituir-se em uma manbeira de "reavivar a sensibilidade que nos possibilita encontros alegres e festivos" (SANTIN 1987, p.106), e é necessária à formação humana.

O brinquedo assume a função lúdica enquanto propicia diversão e prazer, e quanto a função educativa, o brinquedo produz a apreensão do mundo completando o sujeito em seu saber e conhecimento.

As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas a inteligencia, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança (NEGRINI 1994, p.19).

Brincar é aprender, pois gera um espaço para pensar, sendo que a criança avança o raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade.

Um comentário:

Fabiola Lopes disse...

Achei muito legal teu blog! O assunto é interessante pois, a criança realmente precisa desenvolver a fantasia e aproveitar o lúdico na infância, e brincar traz vários benefícios para o desenvolvimento da criança..

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Sou aluna do 6º semestre do curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).