A dinâmica lúdica enriquece a formação da personalidade humana, agindo eficientemente na vida cooperativa do grupo. Brincar é uma atividade indispensável ao desenvolvimento de uma criança. Enquanto brinca ela está exercitando-se física, social e emocionalmente, está crescendo em descobertas que vai fazendo e nas experiências que vai adquirindo.
O grande desafio para o educador, no contexto atual, é ensinar os conteúdos propostos pelos programas curriculares de uma forma criativa, significativa e prazerosa para os aprendizes. (SANTOS 1998, p.62).
Dessa forma o professor exerce um papel muito importante no processo de alfabetização das crianças, pois: " educar significa propiciar situações de cuidados , brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros , em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural" (REFERÊNCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1998, p.23)
Nenhum comentário:
Postar um comentário